Bispo de Penedo (AL), Dom Valério Breda, morre aos 75 anos

Missa de corpo presente será celebrada às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Penedo (AL); solenidade será presidida por Dom Paulo Jackson Nóbrega
Da redação, com CNBB

Morreu nesta terça-feira, 16, Dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo (AL). O religioso tinha 75 anos de idade e faleceu depois de um grave quadro de insuficiência renal, provocado por uma reação alérgica intensa. A Missa de corpo presente será celebrada às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Penedo (AL). A solenidade será presidida por Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz Fernandes, concelebrará o rito.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, apenas padres da diocese de Penedo poderão participar da celebração dentro do templo. A solenidade será transmitida pelas redes sociais das paróquias e comunidades locais. Após a Missa, o corpo de Dom Valério, que também era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB Nordeste 2, será sepultado na catedral.

Internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, desde o dia 15 de abril, após sofrer uma acidente vascular cerebral na casa paroquial onde morava em Penedo, Dom Valério ficou inicialmente 14 dias na UTI. O bispo continuou o tratamento médico em um apartamento do hospital, mas precisou retornar aos cuidados intensivos no dia 3 de maio, depois de apresentar desconforto respiratório.

Dom Valério chegou a ser submetido a sessões de hemodiálise e à ventilação mecânica. O religioso também fez dois exames para detecção do novo coronavírus, ambos, porém, deram negativos para Covid-19. Na última quarta, 10, Dom Valério teve uma forte reação alérgica e precisou voltar à ventilação mecânica e ao processo de hemodiálise, não resistindo sete dias depois.

Dados biográficos
Dom Valério Breda nasceu em 24 de janeiro de 1945, em San Fior di Sotto, na Itália. Fez sua profissão religiosa na Congregação Salesiana (Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos de Dom Bosco) em 16/08/1962 e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1973, em sua cidade natal. Antes do episcopado, dom Valério trabalhou no Liceu Clássico Salesiano de Manfredini di Este, em Padova, e foi encarregado do Centro Juvenil na Paróquia Salesiana de Padova. Já no Brasil, trabalhou na paróquia da Matriz de Camaragibe (PE), entre 1983 e 1993). Foi sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e também atuou como superior da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, com sede em Recife, entre 1993 e 1997, quando foi nomeado bispo.

Sua nomeação pelo Papa João Paulo II foi em 30 de julho de 1997, já para a diocese de Penedo. A ordenação episcopal foi no dia 19 de outubro daquele ano, em Recife (PE). Dom Valério escolheu como lema “Caritas Christi Urget” (O amor de Cristo pede). Dom Breda, nestes últimos anos, era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *